Intercâmbio

Artigos publicados originalmente em sites de parceiros da revista DDF

Exceção e regra no Estado assediado

Uma geração de jovens juristas e cientistas sociais vem se devotando a estudar as formas e processos de exceção, produzidos de forma constitucional ou pela força normativa dos fatos, não só a partir das doutrinas tradicionais do século passado — como as de Kelsen e Schmitt — mas também sob as lentes de outras teorias das “humanas”, como a psicologia social, a antropologia e a psicanálise.
Estado de Sítio

Estado de Sítio¹

No presente artigo, pretendo, brevemente, mostrar de que modo o neoliberalismo desfez a ordem institucional criada pelo liberalismo e buscou implantar estruturas de salvaguarda econômico-sociais no interior da esfera política, voltadas a impedir que o Estado pudesse funcionar.

A época dos efeitos colaterais: Melo é um deles

A barbárie das Guerras está declarada, naturalmente, no conceito jurídico que o Direito Internacional empresta aos "danos colaterais". Estes, segundo o Direito Internacional, são razoáveis porque a Guerra - como solução dos conflitos entre Estados e entre Nações - é aceitável em toda a sua dimensão dramática. Ela integra, na sua desumanidade, a aceitabilidade da morte de jovens, crianças, idosos, mulheres, civis não envolvidos em qualquer ação militar, cujos corpos inertes, depois de um bombardeio, passam a ser "danos colaterais". 
Porto Alegre

MANIFESTO AOS PORTO-ALEGRENSES

Nós, ex-Prefeitos da capital do Rio Grande, queremos manifestar a nossa integral solidariedade a todas as famílias atingidas – direta ou indiretamente – pela catástrofe…

JUSTIÇA FORRÓ

Um projeto democrático para a justiça cidadã. Alfredo Attié[1]   “Just what is truth? I cannot tell, cannot feel.”[2]   O presente texto pretende ser…
plugins premium WordPress