Artigo

Artigos Recentes

A resposta aos golpistas

Tarso Genro

Advogado e ex-governador do RS

Compartilhe este texto

Os últimos acontecimentos golpistas do dia 8 mostram que a separação entre “Segurança de Estado” e “Segurança Pública” (interna), hoje, com a globalização da ideologia fascista – financiada pelo tráfico de drogas, de pessoas, e pela lavagem de dinheiro clandestino – integraram a criminalidade comum com as políticas do terrorismo político e com a subversão fascista. Os atores visíveis do dia 8 provam a afirmação: parte dos militares podem até ter ficado na “espreita”, mas o movimento veio de consórcios políticos criminosos organizados nas redes, em conluio com grupos políticos internos e externos da extrema direita.

A globalização financeira – legal/ilegal- juntou “numa coisa só”, Segurança do Estado para a Democracia e Segurança Pública para a Cidadania. Quem viveu viu: o evento foi o mais visível do mundo ocidental, mas não foi o único.

O nosso Governo deve responder a esta tentativa golpista dentro dos parâmetros democráticos, de forma sofisticada e orgânica no Estado, tanto no que refere à Segurança Nacional do Estado Democrático, como no plano da Segurança Pública Cidadã.

Ambas, aliás, já são inseparáveis e as ações criminosas globais não mais se desvincularão da política interna, pois ela já tem presentes muitos “atores” da destruição ambiental e do tráfico de dinheiro sujo, nas instituições, nos partidos e nas religiões do dinheiro.

É isso!

Áudios

Vídeos

Por que refletir e debater sobre a importância da segurança pública para a democracia? Como a esquerda trata o tema e de que maneira a segurança deve figurar na agenda do campo progressista? Quais devem ser as ações futuras? A violência, o crime e a regressão de direitos são temas locais. A construção da paz e da democracia deve ser encarada como um desafio transnacional, continental e o Sul global deve ser protagonista na construção dessa utopia. Todas estas questões trazem inquietude e precisam ser analisadas. Com esta preocupação, o Instituto Novos Paradigmas reuniu algumas das principais referências sul-americanas no campo progressista, no Seminário Democracia, Segurança Pública e Integração: uma perspectiva latino-americana, realizado em Montevidéu, no dia 12 de outubro de 2023. Um momento rico em debates e no compartilhamento de experiências, considerando a necessidade da integração regional. Este documentário traz uma síntese do que foi discutido e levanta aspectos que não podem ser perdidos de vista frente às ameaças do crescimento da direita e da extrema direita no mundo e principalmente na América do Sul.
Video do site My News Pesquisa levada a cabo por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP, Centro de Estudos de Direito Sanitário e Conectas explica porque o Brasil não chegou à toa ao caos no enfrentamento da pandemia da COVID 19 Assista a Professor Deise Ventura, uma das coordenadoras da pesquisa.
O ex-ministro da Justiça Tarso Genro aborda as novas relações de trabalho no Congresso Virtual da ABDT.
O ex-ministro da Justiça do Governo Lula participou de um debate ao vivo na CNN com o ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori. O tema foi a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello de tornar pública a reunião ministerial do dia 22 de abril, apontada por Sérgio Moro como prova da interferência do presidente na Polícia Federal. Tarso Genro considera acertada a decisão de Celso de Mello.
plugins premium WordPress